quarta-feira, 28 de março de 2012

Comunicado a propósito de uma notícia da Agência Lusa


A Agência de Notícias LUSA emitiu, ontem, uma nota sobre a constituição do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia. Lamentavelmente não corresponde ao que foi dito, tendo sido descontextualizado. Dessa forma, cumpre-nos repor a verdade:

Em relação ao universo dos profissionais, afirmou-se que nem a tutela foi capaz de indicar clara e inequivocamente esse número, estando apenas contabilizados os arqueólogos que fazem direcção de obra, ficando excluídos todos os outros, assim como os trabalhadores que desempenham qualquer outra função em Arqueologia. A dificuldade em contabilizar rigorosamente os trabalhadores do sector prende-se essencialmente com a volatilidade e precariedade, mas também com os estudantes que todos os anos chegam ao mercado de trabalho e não são contabilizados. Há, de facto, muitas pessoas a sair das universidades todos os anos, mas isso não foi apontado como um problema no âmbito desta entrevista.

Por outro lado, nunca se referiu que a APA (Associação Profissional de Arqueólogos) e a AAP (Associação de Arqueólogos Portugueses) tenham colaborado activamente neste processo, apenas que uma delas (AAP) cedeu por uma ocasião sala para reunião do Grupo. Foi afirmado, isso sim, que os âmbitos de actuação de cada uma delas são distintos e o Sindicato tem objectivos diferentes das associações, até porque representa outros trabalhadores além dos arqueólogos. Não obstante, o Sindicato estará sempre aberto ao diálogo e colaboração com qualquer associação do sector, assim como demais organizações.

GTPS

Sem comentários:

Enviar um comentário