sexta-feira, 9 de julho de 2010

Reunião e debate do Grupo de Trabalho Pro-Sindicato de Arqueologia

Pequeno Auditório * Centro Cultural * Vila Nova de Foz Côa
14 de Julho de 2010 * Quarta-Feira * 21 horas


A crescente degradação das condições laborais dos trabalhadores da área da Arqueologia, tanto no sector público como privado, tem suscitado muitas questões sobre o nosso futuro enquanto profissionais. Nesse sentido nasceu em Abril de 2010 o Grupo de Trabalho Pro-Sindicato de Arqueologia, que tem por objectivo a constituição de um Sindicato do sector.

Depois das reuniões da Casa do Alentejo e do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, será realizado um debate em Vila Nova de Foz Côa este mês.

A escolha do local afigura-se importante por decorrerem na região várias obras de grande dimensão que concentram um grande número de profissionais da Arqueologia - nomeadamente a barragem do rio Sabor e o IP2 -, além de ali existirem o Parque Arqueológico do Vale do Côa, gabinetes de Arqueologia municipais, as escavações da Universidade do Porto em Castanheiro do Vento e várias outras obras.

O próximo encontro, que será também para expor os resultados já alcançados pelo Grupo de Trabalho, servirá sobretudo para discutir as expectativas dos trabalhadores da área, e delinear os objectivos estratégicos a que servirá um Sindicato. Alguns eixos de trabalho estão já em cima da mesa, e serão debatidos:

- A aquisição de um contrato de trabalho: combater a precariedade;

- A melhoria das condições remuneratórias: a construção da justiça social;

- O acesso dos licenciados de "Bolonha" à profissão: o direito ao trabalho como direito fundamental;

- Respeito pela ética e deontologia profissionais.

Apareçam e tragam os vossos colegas!

Sem comentários:

Enviar um comentário