quarta-feira, 7 de julho de 2010

Contra o encerramento temporário da Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional portuguesa, devido às obras de ampliação e remodelação do edifício, estará encerrada entre 15 de Novembro de 2010 e 1 de Setembro de 2011, sendo contudo suspensa a leitura de determinadas cotas a partir de 1 do Outubro próximo.
Constituindo um acervo bibliográfico e documental único no país, a indisponibilização desta colecção determinará lacunas incontornáveis no trabalho de investigação arqueológica.
Como é sabido qualquer intervenção nesta área, seja prospecção, acompanhamento de obra ou escavação, é invariavelmente antecedida de uma pesquisa bibliográfica indispensável à seriedade científica dos trabalhos. Os investigadores nesta área ficam igualmente impedidos de consultar obras, que muitas vezes só se encontram nesta instituição, como teses académicas, monografias locais, entre outras.
Desta forma, o Grupo Pró-Sindicato de Arqueologia vem por este meio repudiar esta decisão irresponsável, manifestando o seu apoio aos protestos em curso e apelando à assinatura da petição pública que visa sensibilizar a direcção da BN para a necessidade de fasear os trabalhos de forma a não constranger de forma tão drástica o trabalho de milhares de profissionais e investigadores

Petição online
http://www.peticao.com.pt/encerramento-bnp

Sem comentários:

Enviar um comentário