segunda-feira, 19 de julho de 2010

Comunicado na sequência do Encontro de Vila Nova de Foz Côa

No passado dia 14 de Julho realizou-se em Vila Nova de Foz Côa, pelas 21 horas, o primeiro encontro de apresentação da proposta de criação de um Sindicado em Arqueologia. Estiveram presentes cerca de 40 pessoas, na maioria arqueólogos a trabalhar nos empreendimentos de construção da Barragem do Sabor e do IP2, além de elementos do Parque Arqueológico do Vale do Côa, funcionários de autarquias e outros profissionais da zona.
Após uma breve apresentação das linhas de trabalho estabelecidas para a constituição do Sindicato, seguiu-se um debate bastante participado. Foram manifestadas duas grandes linhas de debate de ideias, por um lado a precariedade contratual e injustiça salarial e por outro a ética e deontologia profissionais. A opinião geral foi a da existência de uma relação directa entre a instabilidade profissional e a prática profissional o que se reflecte na fraca qualidade da produção científica daí decorrente. Houve mesmo quem relacionasse este aspecto com a fraca consciência do papel social dos intervenientes em arqueologia para a constituição da memória comum, o que poderá relacionar-se, também, com a degradação do ensino da área nos últimos anos. Este clima de instabilidade contribui igualmente para a falta de consciência de corpo e de solidariedade entre profissionais.
Foi manifestado o bom acolhimento aos contratos de trabalho, quer contratos de obra ou outros, que permitam aos trabalhadores remunerações justas, garantias de cumprimento por parte dos empregadores, mas também, a atribuição dos meios indispensáveis à realização competente dos trabalhos. No campo das remunerações foi consensual que as tabelas praticadas na função pública seriam justos indicadores mínimos.
O Grupo de Trabalho considerou a sessão bem sucedida, tendo-se gerado um clima geral de apoio pela iniciativa. Cabe-nos agradecer a todos os colegas que compareceram, nomeadamente aqueles que se deslocaram de vários quilómetros de distância.
O contributo de todos é fundamental para a constituição de um Sindicato independente e abrangente. Um bem-haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário