terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comunicado na sequência da sessão em Coimbra

«No passado dia 28 de Janeiro decorreu a Sessão de Esclarecimento do Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia (GTPS) no Ateneu de Coimbra.

Foi realizada a apresentação do GTPS em Arqueologia e das acções que o Grupo se encontra presentemente a dinamizar, nomeadamente a apresentação do Manifesto de Apoio à  criação de um Sindicato em Arqueologia subscrito por cerca de 30 profissionais do sector, a adesão à manifestação nacional do próximo dia 11 de Fevereiro com uma faixa representativa e a realização da Assembleia Constituinte do Sindicato no dia 24 de Março, em Lisboa.

No período reservado ao debate e esclarecimento de dúvidas foram abordadas diversas questões, entre elas a abrangência profissional dos futuros sócios do Sindicato, a necessidade de existência de uma entidade desta natureza em Arqueologia e os moldes concretos de funcionamento da estrutura formalizada em termos de localização e sustentação financeira.

Fica mais uma vez o agradecimento aos colegas que compareceram, em especial aos que se deslocaram vários quilómetros de distância para poderem participar na sessão.»

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sessão de Esclarecimento GTPS - Coimbra

Sessão de Esclarecimento Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia
Coimbra - Sábado, 28 de Janeiro de 2012, 15:00

De acordo com o avançado no último comunicado do GTPS, irá realizar-se no próximo dia 28 de Janeiro uma Sessão de Esclarecimento em Coimbra, no Ateneu (junto à Sé Velha), pelas 15 horas.

Apelamos à participação de todos nesta importante iniciativa e agradecemos a divulgação por todos os estudantes e trabalhadores do sector!


O Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia

---
Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia
http://www.sindicatodearqueologia.blogspot.com
http://www.facebook.com/gtpsarqueologia
gtsindicato@gmail.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Comunicado na sequência da sessão de Beja

No passado dia 19 de Janeiro teve lugar, na Biblioteca Municipal José Saramago em Beja, a Sessão de Esclarecimento por parte do Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia (GTPS). Estiveram presentes mais de duas dezenas de pessoas, na sua grande maioria arqueólogos a trabalhar no Baixo Alentejo.

A ordem de trabalhos teve como pontos principais a apresentação do GTPS em Arqueologia (com exposição de um breve historial acerca do mesmo e principais acções tomadas até à presente data, assim como a informação acerca de realizações futuras em outros pontos do País, como por exemplo, a Assembleia Constituinte do Sindicato a ter lugar a 24 de Março de 2012 em Lisboa, e a divulgação de semelhantes sessões de esclarecimento no Porto, Torre de Moncorvo e Coimbra, a terem lugar a breve trecho) e, de seguida, um período aberto a questões/debate de ideias.

Nesse debate foram discutidos uma série de pontos, aos quais a Mesa procurou dar sempre o melhor esclarecimento possível, de acordo com o presente estado e conhecimentos da questão. Temas como o porquê da criação de um sindicato de trabalhadores de Arqueologia, quais as suas vantagens e valências para os seus membros, áreas de actuação, estrutura de funcionamento foram, assim, debatidos.

O balanço desta sessão foi deveras positivo, permitindo o esclarecimento de várias dúvidas através do contacto directo entre os intervenientes, aprofundando assim o conhecimento acerca da realidade dos trabalhadores de Arqueologia actualmente em funções no Baixo Alentejo.

Por fim, cabe-nos agradecer a todos os colegas que compareceram, nomeadamente aqueles que se deslocaram vários quilómetros de distância. O contributo de todos é fundamental para a constituição de um Sindicato  independente e abrangente. Um bem-haja!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sessão de Esclarecimento em Beja

De acordo com o que havia sido avançado no último comunicado do GTPS irá realizar-se, no próximo dia 19 de Janeiro, uma Sessão de Esclarecimento em Beja, na Biblioteca Municipal José Saramago, pelas 21 horas.

Apelamos, desde já, à participação de todos nesta importante iniciativa!

O Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia

Mais info aqui

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Comunicado Janeiro 2012

Decorreu no passado Sábado, dia 07 de Janeiro de 2012 uma reunião do Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia (GTPS), desta vez na casa do Alentejo, em Lisboa.

Com o objectivo de preparar as condições para a realização da Assembleia Constituinte do Sindicato – agendada para o dia 24 de Março, em Lisboa (local ainda a definir), o GTPS irá proceder a diversas iniciativas de mobilização durante Janeiro e Fevereiro em Beja, Torre de Moncorvo, Coimbra e Porto.

Foi ainda decidido pelo GTPS participar activamente na Manifestação Nacional convocada pela CGTP-IN para o dia 11 de Fevereiro de 2012 em Lisboa, ficando ainda acordada a elaboração de uma faixa alusiva às dificuldades dos trabalhadores da arqueologia e ao GTPS, para acompanhar os elementos do Grupo durante o desfile. Apelamos, desde já, à participação de todos os Arqueólogos nesta Manifestação!

Contamos com o vosso apoio, por melhores condições de trabalho!

O Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia