segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Comunicado na sequência da sessão de Beja

No passado dia 19 de Janeiro teve lugar, na Biblioteca Municipal José Saramago em Beja, a Sessão de Esclarecimento por parte do Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia (GTPS). Estiveram presentes mais de duas dezenas de pessoas, na sua grande maioria arqueólogos a trabalhar no Baixo Alentejo.

A ordem de trabalhos teve como pontos principais a apresentação do GTPS em Arqueologia (com exposição de um breve historial acerca do mesmo e principais acções tomadas até à presente data, assim como a informação acerca de realizações futuras em outros pontos do País, como por exemplo, a Assembleia Constituinte do Sindicato a ter lugar a 24 de Março de 2012 em Lisboa, e a divulgação de semelhantes sessões de esclarecimento no Porto, Torre de Moncorvo e Coimbra, a terem lugar a breve trecho) e, de seguida, um período aberto a questões/debate de ideias.

Nesse debate foram discutidos uma série de pontos, aos quais a Mesa procurou dar sempre o melhor esclarecimento possível, de acordo com o presente estado e conhecimentos da questão. Temas como o porquê da criação de um sindicato de trabalhadores de Arqueologia, quais as suas vantagens e valências para os seus membros, áreas de actuação, estrutura de funcionamento foram, assim, debatidos.

O balanço desta sessão foi deveras positivo, permitindo o esclarecimento de várias dúvidas através do contacto directo entre os intervenientes, aprofundando assim o conhecimento acerca da realidade dos trabalhadores de Arqueologia actualmente em funções no Baixo Alentejo.

Por fim, cabe-nos agradecer a todos os colegas que compareceram, nomeadamente aqueles que se deslocaram vários quilómetros de distância. O contributo de todos é fundamental para a constituição de um Sindicato  independente e abrangente. Um bem-haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário