terça-feira, 25 de setembro de 2012

COMUNICADO GTPS

O Grupo de Trabalho Pró Sindicato em Arqueologia informa que o processo burocrático de formalização do Sindicato dos Trabalhadores em Arqueologia (STARQ) ainda segue os parâmetros legais para a sua legalização.

Apesar de esperarmos que os trâmites legais se desenrolem o mais rapidamente possível, para que a estrutura avance definitivamente como a base de defesa e luta dos trabalhadores em Arqueologia, não podemos permanecer mais tempo em suspenso, aguardando o desenlace do processo.

Face ao ataque por parte do governo também a este sector, através do desinvestimento na cultura, investigação e nas obras públicas, obrigando centenas de trabalhadores de arqueologia a abandonar a área e “convidando-os” a emigrar, e à necessidade de organização por parte dos trabalhadores de Arqueologia para fazer frente à intensificação das lutas que se avizinham, o Grupo decidiu:

1 – Convocar os trabalhadores de Arqueologia para a concentração contra o roubo dos salários, pensões e reformas agendada pela CGTP. O ponto de encontro será junto ao arco da rua Augusta, em Lisboa, no dia 29 de Setembro às 15h00. Esta iniciativa insere-se num plano de luta mais alargado, a ser acompanhado pelo Grupo.

2 – Reunir bimensalmente na 1ª e 2ª terça-feira de cada mês às 19h na sede do STARQ (Rua da Fé, nº 23 – 2.º andar), de modo manter activo o grupo de trabalho e desenvolver acções diversas enquanto o processo de legalização do STARQ segue os seus trâmites. A possibilidade de reunir a cada 2 meses noutros pontos do país está igualmente a ser considerada, e será anunciada brevemente. As reuniões serão abertas à participação de novos elementos.

3 – Apelar aos trabalhadores de Arqueologia que enviem denúncias de irregularidades das condições laborais para o STARQ, via correio electrónico (gtsindicato@gmail.com). Pretendemos reunir num curto espaço de tempo o máximo de informação sobre casos de contratação ao dia, despedimentos/dispensas repentinas, componentes de trabalho não pagas (como a produção de relatórios), salários em atraso, deficientes condições de trabalho, etc., com vista à elaboração de um dossier sobre o assunto.


O GTPS

Sem comentários:

Enviar um comentário