quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A actuação do Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia

A degradação das condições de trabalho dos profissionais da área da Arqueologia em Portugal fez relançar o debate sobre a criação de uma entidade que representasse os profissionais no sector, especificamente vocacionada para a defesa das condições de trabalho. O Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia defende que essa entidade deva ser uma associação sindical. Esta deverá ser plural e abrangente, representando todos aqueles que desenvolvem a sua actividade profissional no âmbito da Arqueologia e da defesa do Património Arqueológico.
A actuação deste Sindicato deverá seguir quatro linhas que consideramos essenciais ao desenvolvimento sustentado da profissão:
- combate à precariedade através da aquisição de um contrato de trabalho;
- construção da justiça social através da melhoria das condições remuneratórias;
- direito ao trabalho como direito fundamental defendendo o acesso dos licenciados de "Bolonha" à profissão;
- respeito pela ética e deontologia profissionais.
O cumprimento destes propósitos contribuirá, por um lado, para o fim da instabilidade social e profissional no sector, mas também, para a elevação dos padrões de qualidade na produção do Conhecimento sobre o Passado, decorrente da actividade profissional.
O sucesso das iniciativas organizadas pelo grupo, nomeadamente a sessão de esclarecimento em Vila Nova de Foz Côa e as reuniões de trabalho mensais em vários pontos do país, demonstra que a sua actividade é bem acolhida pelos profissionais, havendo um clima generalizado de apoio à criação de um Sindicato do sector da Arqueologia. O Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia extinguir-se-á quando o Sindicato de Trabalhadores de Arqueologia for constituído.
O Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia está aberto à contribuição de todos aqueles que queiram associar-se a este processo. Convidamos-vos, pois, a participar numa das próximas reuniões de trabalho ou a contactar-nos pelo nosso endereço de e-mail.
Fiquem atentos às próximas iniciativas.

1 comentário:

  1. Boa Noite,
    Sou Licenciado em Arqueologia.
    Quero felicitar a este grupo pelo o esforço pela dignificação do nossa área. Concordo com todos os pontos defendidos menos um: direito ao trabalho como direito fundamental defendendo o acesso dos licenciados de "Bolonha" à profissão; Temos que ver que os licenciados de "Bolonha" de Arqueologia não são mais que os licenciados de "Bolonha" das outras áreas, que também só podem exercer com plenitude de direitos se forem Mestres. Acham que somos especiais? Boas ou más leis, são leis iguais para todos.

    Os melhores cumprimentos,
    Luís F. Gonçalves

    ResponderEliminar