quarta-feira, 28 de março de 2012

Comunicado a propósito de uma notícia da Agência Lusa


A Agência de Notícias LUSA emitiu, ontem, uma nota sobre a constituição do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia. Lamentavelmente não corresponde ao que foi dito, tendo sido descontextualizado. Dessa forma, cumpre-nos repor a verdade:

Em relação ao universo dos profissionais, afirmou-se que nem a tutela foi capaz de indicar clara e inequivocamente esse número, estando apenas contabilizados os arqueólogos que fazem direcção de obra, ficando excluídos todos os outros, assim como os trabalhadores que desempenham qualquer outra função em Arqueologia. A dificuldade em contabilizar rigorosamente os trabalhadores do sector prende-se essencialmente com a volatilidade e precariedade, mas também com os estudantes que todos os anos chegam ao mercado de trabalho e não são contabilizados. Há, de facto, muitas pessoas a sair das universidades todos os anos, mas isso não foi apontado como um problema no âmbito desta entrevista.

Por outro lado, nunca se referiu que a APA (Associação Profissional de Arqueólogos) e a AAP (Associação de Arqueólogos Portugueses) tenham colaborado activamente neste processo, apenas que uma delas (AAP) cedeu por uma ocasião sala para reunião do Grupo. Foi afirmado, isso sim, que os âmbitos de actuação de cada uma delas são distintos e o Sindicato tem objectivos diferentes das associações, até porque representa outros trabalhadores além dos arqueólogos. Não obstante, o Sindicato estará sempre aberto ao diálogo e colaboração com qualquer associação do sector, assim como demais organizações.

GTPS

terça-feira, 27 de março de 2012

Assembleia Constituinte do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia - vídeo

Podem ver o vídeo da Assembleia Constituinte aqui.

Assembleia Constituinte dos Trabalhadores de Arqueologia - FOTOS

Museu Nacional de Arqueologia acolheu a Assembleia Constituinte do Sindicato

Elementos do Grupo de Trabalho fazem os últimos preparativos para a sessão
Começam a chegar os primeiros trabalhadores de Arqueologia
À entrada são distribuídas as fichas de pré-inscrição e a proposta de Estatutos

Aos poucos a sala vai ficando composta

Largas dezenas de trabalhadores de Arqueologia estiveram presentes no MNA

A Mesa da Assembleia

Largas dezenas de trabalhadores de Arqueologia estiveram presentes no MNA
Leitura da Acta da reunião

segunda-feira, 26 de março de 2012

Nasceu o Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia!

  Largas dezenas de trabalhadores de Arqueologia acorreram ao MNA no passado Sábado para dizer sim à constituição do seu Sindicato. A proposta de criação do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia foi aprovada por unanimidade e aclamação, bem como o projecto de Estatutos que foi apresentado. A sessão ficou marcada pelo espírito de grande unidade entre os presentes e a motivação demonstrada para a defesa dos direitos dos trabalhadores do sector.

 O Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia chega, deste modo, ao fim da sua missão. A Comissão Instaladora eleita na Assembleia Constituinte terá agora a função de conduzir o processo eleitoral do Sindicato.

 Por razões de conveniência, os contactos do GTPS continuarão activos até à eleição dos Corpos Gerentes do STARQ, sendo desde já possível fazer a pré-inscrição no Sindicato.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Amanhã é o dia!

Convocamos todos os trabalhadores de Arqueologia para a Assembleia Constituinte do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia, a realizar-se pelas 15horas do dia 24 de Março de 2012, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

Ordem de Trabalhos
- Ponto prévio: Ratificação da Mesa e da metodologia de funcionamento propostas para a Assembleia Constituinte;
- Ponto 1: Deliberação sobre a constituição do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia;
- Ponto 2: Deliberação sobre os Estatutos do Sindicato;
- Ponto 3: Deliberação sobre a composição da Comissão Eleitoral.

Por forma a melhor podermos organizar os trabalhos, solicitamos a todos os participantes que possam fazer-se acompanhar de uma cópia do documento de identificação pessoal e de uma fotografia. Disponibilizaremos as fichas de inscrição no próprio dia.

Vem fazer história na Arqueologia portuguesa!
A constituição do Sindicato está nas tuas mãos!

terça-feira, 20 de março de 2012

ADERE À GREVE GERAL DE 22 DE MARÇO!

Nos dias que correm, a degradação das condições de vida do povo português é evidente e tem consequências dramáticas para uma grande maioria da população. O ataque aos direitos dos trabalhadores, com o estabelecimento de políticas de insegurança, vínculos precários e, até, trabalho não remunerado, a redução da protecção social, com cortes das pensões e reformas, o ataque generalizado ao Serviço Público - seja a Saúde, a Educação ou os Transportes - apenas promovem o agravamento das desigualdades sociais e geram cada vez maior pobreza.

Os trabalhadores de Arqueologia, em particular, sentem na pele há já algum tempo algumas das medidas que se tentam agora alargar à maioria dos trabalhadores, como os falsos recibos verdes, os baixos salários ou a instabilidade laboral, que lhes negam uma vida digna e o exercício de direitos fundamentais.

Tal como os trabalhadores em geral, também o sector da Cultura e do Património está sob fogo, evidenciado, desde logo, no corte de mais de 30 milhões de euros em sede de Orçamento de Estado para 2012. Com o plano de redução de despesas do Governo há já museus a perder, nomeadamente, os seus Técnicos de Conservação. A própria paralisação de grandes projectos de Obras Públicas tem um inevitável impacto nos trabalhos de acompanhamento arqueológico, que dão emprego a uma fatia considerável de trabalhadores de Arqueologia.

O desenvolvimento sustentado do sector da Arqueologia tem que passar pelo combate à precariedade, ao trabalho não remunerado e aos atrasos no pagamento de salários, à ausência de respeito pelas normas de saúde, higiene e segurança no trabalho, assim como ao agravamento das condições de intenso desgaste físico que, mais tarde, se vão intensificar com a falta de apoios ao nível da Saúde e Segurança Social. Tem ainda que defender a construção da justiça social através da melhoria das condições remuneratórias, o direito ao trabalho como direito fundamental acessível por todos e o respeito pela ética e deontologia profissionais.

O fim da instabilidade social e profissional no sector e a elevação dos padrões de qualidade na produção do Conhecimento sobre o Passado são essenciais para a dignificação do trabalho em Arqueologia. Só haverá progresso económico e desenvolvimento do País, nomeadamente ao nível da Arqueologia e Património, se for abandonado o modelo baseado em baixos salários, precariedade e desqualificação da mão-de-obra, optando-se pela aposta numa política de Crescimento e Emprego com direitos.

Nesse sentido, face ao constante agravamento das condições de trabalho e de vida que se verificam e que se intensificam a cada dia com as medidas de austeridade contra os trabalhadores portugueses, apelamos a todos os trabalhadores na área da Arqueologia que adiram à Greve Geral de 22 de Março de 2012.

Relembramos que todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, membros ou não dos sindicatos que declaram greve, podem aderir à Greve Geral. O pré-aviso de Greve Geral abrange todos os trabalhadores do País que, em termos legais, não estão obrigados a informar previamente a sua decisão de aderir ou não à Greve à respectiva entidade patronal.

No entanto, na óptica da responsabilidade específica que o exercício de funções em Arqueologia acarreta em termos de salvaguarda do Património, os trabalhadores que faltem ao serviço devem, como em qualquer outra ocasião de falta e caso se justifique, comunicar a sua ausência à tutela (sem especificar para que efeito), por forma a evitar eventuais danos patrimoniais durante a sua ausência.

Apelamos ainda à participação, sempre que possível, nos respectivos Piquetes de Greve e nas acções de rua programadas para dia 22 de Março.

GREVE GERAL, 22 DE MARÇO - CONCENTRAÇÕES NACIONAIS


ÁGUEDA: 15h00 na Praça da República
ALCÁCER DO SAL: 11h00 no Largo da Câmara
AVEIRO: 15h00 na Praça da Biblioteca Municipal
AVIS: 16h00 na Praça Serpa Pinto
BARREIRO: 15h30 Largo da Santa, no Alto do Seixalinho
BENAVENTE: 11h00 no Largo N.ª Senhora da Paz
BEJA: 15h00 nas Portas de Mértola
BRAGA: 15h00 na Praça da Arcada
BRAGANÇA: 15h30 frente ao Tribunal
CASTELO BRANCO: 14h00 frente à Câmara Municipal
COIMBRA: 11h00 na Praça 8 de Maio
CORROIOS E COVA DA PIEDADE: 10h30 desfile para o Laranjeiro/Praça da Portela
COUÇO (SANTARÉM): 10h00 junto ao Monumento à Luta do Povo do Couço
COVILHÃ: 10h30 na Praça do Município
ÉVORA: concentração na Praça do Giraldo
GRÂNDOLA: 11h00 no Largo das Palmeiras
GUIMARÃES: 15h00 na Estação de Camionagem
HORTA/FAIAL: 15h00 no Largo do Infante
LISBOA: 14h00 no Rossio
MARINHA GRANDE: 17h00 na Rotunda do Vidreiro
OVAR: 15h00 junto ao Tribunal
PORTALEGRE: 11:00 no Largo do Alentejano
PORTO: 15h00 na Praça da Liberdade
SANTA MARIA DA FEIRA: 15h00 frente à Câmara Municipal
SANTARÉM: 15h00 no Largo Cândido dos Reis
SANTIAGO DO CACÉM: 15h00 no Largo da Rodoviária
S. JOÃO DA MADEIRA: 15h00 na Praça Luís Ribeiro
SETÚBAL: 11h00 no Largo da Misericórdia
SINES: 15h00 no Largo do Castelo
TORRES NOVAS: 10h00 frente à Casa Sindical
TRAMAGAL: 10h00 junto à sede do SITE
VIANA DO CASTELO: 15h00 na Praça da República
VISEU: 11h30 na Praça da República

segunda-feira, 19 de março de 2012

Convocatória da Assembleia Constituinte do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia


Nos dias que correm, a degradação das condições de vida do povo português é evidente e tem consequências dramáticas para uma grande maioria da população. O ataque aos direitos dos trabalhadores, com o estabelecimento de políticas de insegurança, vínculos precários e, até, trabalho não remunerado, a redução da protecção social, com cortes das pensões e reformas, e o ataque generalizado ao Serviço Público, seja a Saúde, a Educação ou os Transportes, apenas promovem o agravamento das desigualdades sociais e geram cada vez maior pobreza. Os trabalhadores de Arqueologia, em particular, sentem na pele há já algum tempo algumas das medidas que se tentam agora alargar à maioria dos trabalhadores, como os falsos recibos verdes, os baixos salários ou a instabilidade laboral que lhes nega uma vida digna. 

Tal como os trabalhadores em geral, também o sector da Cultura e do Património está sob fogo, evidenciado, desde logo, no corte de mais de 30 milhões de euros em sede de Orçamento de Estado para 2012. Com o plano de redução de despesas do Governo há já museus a perder, nomeadamente, os seus Técnicos de Conservação. A própria paralisação de grandes projectos de Obras Públicas tem um inevitável impacto nos trabalhos de acompanhamento arqueológico, que dão emprego a uma fatia considerável de trabalhadores de Arqueologia.

A degradação das condições profissionais dos trabalhadores da área da Arqueologia em Portugal tem realçado a necessidade de criação de uma entidade que represente todos aqueles que desenvolvem a sua actividade profissional no âmbito da Arqueologia e da defesa do Património Arqueológico, especificamente vocacionada para a defesa das condições de trabalho. 

O desenvolvimento sustentado das profissões do sector da Arqueologia tem que passar pelo combate à precariedade, ao trabalho não remunerado e aos atrasos no pagamento de salários, à ausência de respeito pelas normas de saúde, higiene e segurança no trabalho, assim como ao agravamento das condições de intenso desgaste físico que, mais tarde, irão agravar-se com a falta de apoios ao nível da saúde e segurança social. Tem ainda que defender a construção da justiça social através da melhoria das condições remuneratórias, o direito ao trabalho como direito fundamental acessível por todos e o respeito pela ética e deontologia profissionais. 

O fim da instabilidade social e profissional no sector e a elevação dos padrões de qualidade na produção do Conhecimento sobre o Passado são essenciais para a dignificação do trabalho em Arqueologia. Só haverá progresso económico e desenvolvimento do País, nomeadamente ao nível da Arqueologia e Património, se for abandonado o modelo baseado em baixos salários, precariedade e desqualificação da mão-de-obra, optando-se pela aposta numa política de Crescimento e Emprego com direitos.

Nesse sentido, e face ao constante agravamento das condições de trabalho e de vida que se verificam e que se sabe que se intensificarão pelas contínuas medidas de austeridade contra os trabalhadores portugueses, apelamos a todos os trabalhadores na área da Arqueologia (Arqueólogos, Técnicos, Desenhadores, Antropólogos, Conservadores/Restauradores, etc.) a unirem-se neste momento que será, seguramente, um marco histórico e uma grande conquista dos trabalhadores de Arqueologia.


Desta forma, convocamos todos os trabalhadores de Arqueologia para a Assembleia Constituinte do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia, a realizar-se pelas 15horas do dia 24 de Março de 2012, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.


Ordem de Trabalhos
- Ponto prévio: Ratificação da Mesa e da metodologia de funcionamento propostas para a Assembleia Constituinte;
- Ponto 1: Deliberação sobre a constituição do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia;
- Ponto 2: Deliberação sobre os Estatutos do Sindicato;
- Ponto 3: Deliberação sobre a composição da Comissão Eleitoral.



Lisboa, Março de 2012
Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia

segunda-feira, 12 de março de 2012

Assembleia Constituinte a todo o vapor!

No passado dia 10 de Março decorreu uma reunião do Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia (GTPS) no Clube Estefânia, em Lisboa. O encontro teve como objectivo a preparação da Assembleia Constituinte do Sindicato, que vai realizar-se já a dia 24 de Março, no Museu Nacional de Arqueologia.

Das várias iniciativas organizadas pelo GTPS nos últimos meses, destacou-se o Manifesto de Apoio à Criação de um Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia, que conta com cerca de 300 subscrições (online em http://www.peticaopublica.com/?pi=GTPS e também em papel) e demonstra a pertinência e necessidade de uma organização sindical que defenda os direitos dos trabalhadores do sector.

Ultimados os detalhes formais que permitem a criação da estrutura sindical, está agora nas mãos dos trabalhadores de Arqueologia a constituição do seu Sindicato! Apelamos, por isso, à participação de todos na Assembleia de dia 24!

Nota: Caso pretendas arranjar transporte para Lisboa no dia da Assembleia Constituinte, envia-nos um e-mail. Estamos a coordenar boleias a partir de vários pontos do país.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Reunião de preparação da Assembleia Constituinte

Caros Colegas,

Com vista à preparação da Assembleia Constituinte de 24 de Março, a decorrer no Museu Nacional de Arqueologia, o GTPS vai reunir amanhã, Sábado, 10 de Março, pelas 15h00 no Clube Estefânia (Rua Alexandre Braga, 24 - Lisboa).

Convidamos todos os que queiram ajudar à construção do Sindicato a estarem presentes nesta reunião preparatória. Todos os contributos serão bem-vindos!

O GTPS

segunda-feira, 5 de março de 2012

Dia 24 de Março, vamos todos fazer o nosso Sindicato!

Caros colegas,

Aproxima-se o dia da Assembleia Constituinte do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia, que como sabem irá ter lugar em Lisboa, no Museu Nacional de Arqueologia, dia 24 de Março.  

Chegou a hora do tudo ou nada. O GTPS tem tudo preparado para que o Sindicato seja uma realidade, mas falta o mais importante: a vossa presença na Assembleia! Na verdade, imperativos legais exigem a presença de um número mínimo de profissionais do sector nessa mesma Assembleia Constituinte, pelo que todos seremos poucos

         No GTPS sentimos, durante todo este período preparatório, muita força, muito apoio e, sobretudo, tivemos como feedback uma real necessidade da existência do nosso Sindicato. Imensos foram os colegas que nos expressaram, por variados meios, essa vontade, sobretudo se tivermos em conta a instabilidade laboral que a imensa maioria de nós vive. Mas isso não chega. É preciso que o Sindicato seja constituído de forma a não deitarmos ao lixo todo o trabalho desenvolvido até aqui.

A constituição do Sindicato está nas tuas mãos!

Caro colega,

         A tua presença na Assembleia Constituinte é fundamental. Contamos contigo no próximo dia 24! Passa palavra, envia um mail ou uma sms aos teus colegas! 

Vamos todos fazer o nosso Sindicato!

Informamos ainda que, no próximo dia 10 de Março (Sábado), o GTPS irá reunir em Lisboa pelas 15h. Se puderes vem dar o teu contributo na preparação da Assembleia Constituinte do Sindicato!