segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mais de três de dezenas participaram na Manifestação Nacional

Trabalhadores de Arqueologia responderam ao apelo
Mais de três de dezenas participaram na Manifestação Nacional

O Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia apoiou a Manifestação Nacional de 11 de Fevereiro de 2012, apelando à participação dos trabalhadores de Arqueologia na luta e defesa dos seus direitos. Cerca de três dezenas de profissionais de vários pontos do país marcaram presença na iniciativa, dando voz ao protesto contra a precariedade e reclamando mais direitos. Durante o desfile foram feitos vários contactos com trabalhadores do sector e foi distribuído um documento alusivo à Assembleia Constituinte do Sindicato a 24 de Março. As fotografias e vídeos da Manifestação podem ser vistos AQUI.

A dinâmica que o processo de constituição do Sindicato está a revelar deixa perspectivas optimistas para o futuro. Além da mobilização para a Manifestação, o GTPS congratula-se pelo caloroso acolhimento que o Manifesto de Apoio à Criação de um Sindicato em Arqueologia tem obtido, sendo de destacar as mais de 200 assinaturas recolhidas até ao momento, em papel e ONLINE.

A participação de todos é fundamental para o sucesso deste projecto! Se estás interessado em colaborar activamente com o GTPS, contacta-nos!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Manif Nacional CGTP - 11 de Fevereiro - Lisboa

Cerca de três dezenas de profissionais de arqueologia responderam ao apelo à participação nesta manifestação nacional em Lisboa..A todas e a todos, especialmente aos que fizeram muitos quilómetros, fica a certeza que a luta por melhores condições irá continuar .. Até dia 24 de Março !!!!

( Podem ser vistos alguns vídeos
da nossa participação na manif aqui )








quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Manifesto e Manifestação de 11 de Fevereiro

Com o objectivo de preparar as condições para a realização da Assembleia Constituinte do Sindicato – agendada para o dia 24 de Março, em Lisboa, o Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia (GTPS) vai proceder a diversas iniciativas de mobilização durante o primeiro trimestre em vários pontos do país.
Neste âmbito, foi colocado em circulação (papel e online) um Manifesto de Apoio à Criação de um Sindicato em Arqueologia subscrito por várias personalidades e trabalhadores do sector
O Manifesto está aberto à subscrição por todos os profissionais de Arqueologia, nomeadamente Arqueólogos, Técnicos de Arqueologia, Conservadores-Restauradores, Antropólogos, Professores e Investigadores, na página web:

Relembramos que foi decidido pelo GTPS participar activamente na Manifestação Nacional convocada pela CGTP-IN para o dia 11 de Fevereiro de 2012 em Lisboa com uma faixa alusiva às dificuldades dos trabalhadores da Arqueologia e ao GTPS. O ponto de encontro é às 14h30, nos Restauradores, junto ao bar "Pirata". As razões da adesão ao protesto estão no nosso comunicado.

Participa e divulga!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Manifestação Nacional de 11 de Fevereiro

O agravamento das condições de vida do povo português é evidente e tem consequências dramáticas para uma parte considerável da população. O ataque aos direitos de quem trabalha, com o estabelecimento de políticas de insegurança, precariedade e trabalho não pago, a redução da protecção social, com cortes das pensões e reformas, o ataque generalizado ao serviço público, seja a saúde, a educação ou os transportes, apenas promovem o agravamento das desigualdades sociais e geram cada vez maior pobreza.

Os trabalhadores de Arqueologia sentem na pele há já algum tempo algumas das medidas que se tentam agora alargar à maioria dos trabalhadores. Somos, por isso, sensíveis ao legítimo protesto de todos os que se sentem espoliados dos seus direitos e que sentem que este caminho de austeridade apenas conduz à instabilidade e não à verdadeira recuperação económica do país.

O sector da Cultura e do Património está também sob fogo, consumado, desde logo, no corte de mais de 30 milhões de euros em sede de Orçamento de Estado para 2012. Com o plano de redução de despesas do Governo, há já museus a perder, nomeadamente, os seus técnicos de conservação. A própria paralisação de grandes projectos de obras públicas tem um inevitável impacto nos trabalhos de acompanhamento arqueológico, que dão emprego a uma fatia considerável de trabalhadores de Arqueologia.

É preciso uma política alternativa, não só em termos de Arqueologia e Património, mas para todo o país! Colocar o peso dos maiores sacrifícios do lado de quem trabalha e menos condições tem não pode ser a solução!

É chegada a hora de romper com o conformismo, unindo esforços e vontades para lutar por uma mudança de política. Um futuro melhor passa pela aposta no emprego com direitos, na valorização dos serviços públicos e na defesa da produção nacional.

O Grupo de Trabalho Pró-Sindicato em Arqueologia apoia a Manifestação Nacional de 11 de Fevereiro de 2012 e apela à participação de todos os trabalhadores de Arqueologia na luta e defesa dos seus direitos!

PARTICIPA!