segunda-feira, 19 de julho de 2010

Comunicado na sequência do Encontro de Vila Nova de Foz Côa

No passado dia 14 de Julho realizou-se em Vila Nova de Foz Côa, pelas 21 horas, o primeiro encontro de apresentação da proposta de criação de um Sindicado em Arqueologia. Estiveram presentes cerca de 40 pessoas, na maioria arqueólogos a trabalhar nos empreendimentos de construção da Barragem do Sabor e do IP2, além de elementos do Parque Arqueológico do Vale do Côa, funcionários de autarquias e outros profissionais da zona.
Após uma breve apresentação das linhas de trabalho estabelecidas para a constituição do Sindicato, seguiu-se um debate bastante participado. Foram manifestadas duas grandes linhas de debate de ideias, por um lado a precariedade contratual e injustiça salarial e por outro a ética e deontologia profissionais. A opinião geral foi a da existência de uma relação directa entre a instabilidade profissional e a prática profissional o que se reflecte na fraca qualidade da produção científica daí decorrente. Houve mesmo quem relacionasse este aspecto com a fraca consciência do papel social dos intervenientes em arqueologia para a constituição da memória comum, o que poderá relacionar-se, também, com a degradação do ensino da área nos últimos anos. Este clima de instabilidade contribui igualmente para a falta de consciência de corpo e de solidariedade entre profissionais.
Foi manifestado o bom acolhimento aos contratos de trabalho, quer contratos de obra ou outros, que permitam aos trabalhadores remunerações justas, garantias de cumprimento por parte dos empregadores, mas também, a atribuição dos meios indispensáveis à realização competente dos trabalhos. No campo das remunerações foi consensual que as tabelas praticadas na função pública seriam justos indicadores mínimos.
O Grupo de Trabalho considerou a sessão bem sucedida, tendo-se gerado um clima geral de apoio pela iniciativa. Cabe-nos agradecer a todos os colegas que compareceram, nomeadamente aqueles que se deslocaram de vários quilómetros de distância.
O contributo de todos é fundamental para a constituição de um Sindicato independente e abrangente. Um bem-haja!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Reunião e debate do Grupo de Trabalho Pro-Sindicato de Arqueologia

Pequeno Auditório * Centro Cultural * Vila Nova de Foz Côa
14 de Julho de 2010 * Quarta-Feira * 21 horas


A crescente degradação das condições laborais dos trabalhadores da área da Arqueologia, tanto no sector público como privado, tem suscitado muitas questões sobre o nosso futuro enquanto profissionais. Nesse sentido nasceu em Abril de 2010 o Grupo de Trabalho Pro-Sindicato de Arqueologia, que tem por objectivo a constituição de um Sindicato do sector.

Depois das reuniões da Casa do Alentejo e do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, será realizado um debate em Vila Nova de Foz Côa este mês.

A escolha do local afigura-se importante por decorrerem na região várias obras de grande dimensão que concentram um grande número de profissionais da Arqueologia - nomeadamente a barragem do rio Sabor e o IP2 -, além de ali existirem o Parque Arqueológico do Vale do Côa, gabinetes de Arqueologia municipais, as escavações da Universidade do Porto em Castanheiro do Vento e várias outras obras.

O próximo encontro, que será também para expor os resultados já alcançados pelo Grupo de Trabalho, servirá sobretudo para discutir as expectativas dos trabalhadores da área, e delinear os objectivos estratégicos a que servirá um Sindicato. Alguns eixos de trabalho estão já em cima da mesa, e serão debatidos:

- A aquisição de um contrato de trabalho: combater a precariedade;

- A melhoria das condições remuneratórias: a construção da justiça social;

- O acesso dos licenciados de "Bolonha" à profissão: o direito ao trabalho como direito fundamental;

- Respeito pela ética e deontologia profissionais.

Apareçam e tragam os vossos colegas!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Contra o encerramento temporário da Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional portuguesa, devido às obras de ampliação e remodelação do edifício, estará encerrada entre 15 de Novembro de 2010 e 1 de Setembro de 2011, sendo contudo suspensa a leitura de determinadas cotas a partir de 1 do Outubro próximo.
Constituindo um acervo bibliográfico e documental único no país, a indisponibilização desta colecção determinará lacunas incontornáveis no trabalho de investigação arqueológica.
Como é sabido qualquer intervenção nesta área, seja prospecção, acompanhamento de obra ou escavação, é invariavelmente antecedida de uma pesquisa bibliográfica indispensável à seriedade científica dos trabalhos. Os investigadores nesta área ficam igualmente impedidos de consultar obras, que muitas vezes só se encontram nesta instituição, como teses académicas, monografias locais, entre outras.
Desta forma, o Grupo Pró-Sindicato de Arqueologia vem por este meio repudiar esta decisão irresponsável, manifestando o seu apoio aos protestos em curso e apelando à assinatura da petição pública que visa sensibilizar a direcção da BN para a necessidade de fasear os trabalhos de forma a não constranger de forma tão drástica o trabalho de milhares de profissionais e investigadores

Petição online
http://www.peticao.com.pt/encerramento-bnp

terça-feira, 6 de julho de 2010

Discovering Archaeologists of Europe

Este projecto não inclui Portugal, no entanto, o relatório final tem dados muito interessantes se quisermos reflectir sobre as dinâmicas da nossa profissão numa perspectiva além fronteiras. Há que considerar que o estudo foi feito em 2007-2008, antecede o rebentar da crise em que nos encontramos em 2010.